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Origens do café

Por que escolher um café especial

Antes de me debruçar sobre os efeitos e benefícios do café especial, a primeira pesquisa que vem à mente quando escrevo este artigo é uma citação de Donald Hensrud, CEO da Clínica Mayo, um renomado mundo ONG considerado por alguns como o melhor hospital da Estados Unidos, de todas as especialidades combinadas.

A dose faz o veneno

As pessoas podem ter ideias preconcebidas sobre um determinado alimento, e o pensamento geral em torno do café é que o café faz mal à saúde. Mas, para a maioria das pessoas, o café especial é um aliado a saúde!

Os efeitos do café na saúde: bons ou ruins?

Como prefácio, acrescentaria também que permaneço relativamente imparcial neste debate, uma vez que bebo café acima de tudo para meu prazer e não para seus benefícios ou malefícios.

Não há necessidade de insistir e dizer a uma pessoa que sofre de insônia, palpitações cardíacas ou mesmo indigestão enquanto toma café que ela deve sempre tomar mais café porque é bom para sua saúde.

Quando nos concentramos nos efeitos do café especial, há uma noção de tolerância muito maior. Embora hoje a literatura tenda a concordar sobre os benefícios de uma xícara de café, uma parte da genética específica de cada uma recebe os efeitos de maneira desigual: pode-se tomar café às 23h e adormecer como uma criança, enquanto outra pessoa se policia para não beber qualquer xícara depois das 14h.  

Todos o metabolizam e, portanto, o toleram em diferentes graus. A genética sozinha explica por que alguns podem estar mais expostos aos efeitos colaterais do café.

Eu tenderia, portanto, a dar de imediato um elemento universal de resposta: a cada um a sua verdade! 

Lembre-se, no entanto, sobre os efeitos da cafeína :

Um grande número de fatores influencia a quantidade de cafeína – pó fino, filtro, expresso, drip, qualidade dos grãos de café, extração …

Cafeína não é exclusiva do café, encontramos cafeína no chá (então chamado de teína) e no cacau. A cafeína está longe de ser a mãe de todos os vícios já que existe até como suplemento alimentar para atletas, a cada um a sua tolerância por um lado e por outro lado…  A dose faz o veneno!

Existem centenas de componentes no café além da cafeína. A cafeína não é absolutamente responsável pelo sabor (daí o descafeinado). Portanto, é o café que nos interessa. 😉

Os benefícios do café especial: fonte do antioxidante nº 1

O título é um pouco cativante e tenho que desenvolvê-lo um pouco! Deixei claro que existem centenas de moléculas além da cafeína no café. Muitos deles são antioxidantes como no chá ou cacau, é mais ou menos a mesma música.

Por fonte do antioxidante n ° 1 , estou pensando na alimentação típica brasileira. O café da manhã normal do brasileiro médio é muito pobre em micronutrientes e descobriu-se que o café, mesmo quando consumido sem prestar muita atenção à qualidade do produto, na verdade é a fonte número um de antioxidantes. Sim, quase todo mundo consome café!

Ainda assim, é importante especificar mais uma vez que todos os efeitos do café que podem ser enunciados neste artigo dizem respeito, sobretudo, a um café de boa qualidade, o café especial.

O café obviamente tem problemas gigantescos de produção industrial e nem todos os cafés são cultivados iguais. Escolha sempre o melhor café que você pode comprar! Como sempre, a qualidade tem um preço.

Estudos comprovam que o café faz mal?

Depois que a genética de todos foi posta de lado, ainda há perguntas a serem feitas – Há estudos já provaram que o café faz mal à saúde?

Muitos estudos epidemiológicos (observação, amostragem …) mostraram que o café não é bom para a saúde, mas o inverso também é verdadeiro, muitos estudos de campo provaram que o café é, ao contrário, um alimento saudável … para ir mais longe nessa direção, agora existem muitos estudos clínicos que comprovam os muitos benefícios que o café traz.

À primeira vista, o café especial parece definitivamente classificado como produto saudável  ​​(tão saudáveis ​​quanto eles podem ser se não falarmos sobre pesticidas).

O que vem antes da xícara de café, as condições operacionais, a colheita, a secagem, a torrefação, as condições de armazenamento do café verde e assim por diante, tudo isso raramente entra na equação, enquanto todo o processo muda radicalmente a quantidade de toxinas no café. É aqui que tudo se desenrola para a maioria de nós.

Da planta à xícara, são todas as etapas que determinam se um café será muito bom, bom ou ruim para sua saúde. Com esse fator de risco / benefício perene para a vida, uma coisa é certa: uma xícara de café todos os dias nunca vai te matar! Pelo contrário, uma boa xícara de café especial Café Alfaia é o que você precisa para um pulso de energia.

Comprando um bom café para sua saúde

Não vou fazer uma lista exaustiva – Esses são apenas os mais importantes critérios para escolher um café:

  • Comprar o seu café em grão e não moído permite consumir café fresco, se não tiver sido torrado há muito tempo, os cafés bons têm uma data de torrefação fixada à vista.
  • Um café especial hoje é muito mais acessível que no passado.
  • Você pode saber mais sobre uma determinada marca, as origens do café (alguns países são muito mais propensos a bolores durante o armazenamento do café verde), quanto mais o café cresce na altitude e menos está exposto a todos os tipos de doenças e bolores . Altitude = arábicas.

Sobre este último ponto, se você consumir o café pelos benefícios antes do seu prazer, meu melhor conselho seria favorecer automaticamente as origens únicas (uma origem única do café, sempre um arábica) e não os blends.

Então, quais são os benefícios do café?

Agora é a hora de impressionar as multidões!

O café é, portanto, uma grande fonte de antioxidantes e particularmente polifenóis, como chá e cacau (ou cenouras, para variar).

O café melhora a memória de curto prazo e seu desempenho cognitivo. Aqui, foi a cafeína que foi isolada neste estudo. Quanto mais avançarmos, mais você perceberá o café como uma verdadeira arma de produtividade.

Um estudo interessante descobriu que o café teve efeitos semelhantes aos exercícios de Chi Gong sobre a frequência cardíaca. O Chi Gong é pensado como uma forma de energia que circula em nós, uma ciência tradicional chinesa de respiração, meditação, técnicas de visualização ou mesmo uma espécie de ginástica suave.

Para os mais céticos, o Chi Gong é tão mensurável quanto as batidas do nosso coração na forma de um campo elétrico ou magnético ou até mesmo seus efeitos na nossa frequência cardíaca (provavelmente uma forma de variabilidade cardiorrespiratória, sincronizando nossa respiração e os batimentos do seu coração ter um efeito indireto no nosso sistema nervoso simpático, nomeadamente no combate ao estresse e à ansiedade).

Sendo o café uma ciência por direito próprio de bio-hacking, não é surpreendente fazer a ligação com o estado induzida por certas práticas orientais!

Ao contrário do chá e da teanina, o café não estimula a produção de ondas alfa no cérebro. É, portanto, uma forma de presença e estado de alerta diferente e mais profunda!

Além de deixá-lo mais produtivo, o café melhora a força e o desempenho geral na academia, geralmente é tomado no “pré-treino” (15 a 20 minutos antes do treino). Como um lembrete, a força é um componente essencialmente nervoso antes de ser muscular, daí o efeito do café na força! Muitos atletas conhecem os benefícios do café em seu desempenho.

O café estimula a termogênese (produção de calor pelo corpo) e aumenta o metabolismo basal. Além disso, é um aliado poderoso para quem quer emagrecer.

Em estudos epidemiológicos (grandes observações), o café foi um denominador comum em muitos pontos, um menor risco de desenvolver diferentes tipos de câncer, como câncer de próstata ou de mama, um menor risco de desenvolver colapso nervoso, ter um ataque cardíaco ou desenvolver diabetes tipo II.

A quantidade de cafeína

Acho interessante fazer um lembrete sobre a concentração de cafeína em comparação com o café, um ponto em particular nos esclarece sobre os efeitos do café .

Mesmo um expresso muito forte não contém mais cafeína do que o café de filtro, pelo contrário. O que mais determina o nível de cafeína é o tempo de contato com a água. A extração do café de filtro leva muito mais tempo, muito mais cafeína. O nível de concentração de cafeína é certamente maior em um expresso, mas você consome muito menos cafeína no final!

A armadilha a ser evitada é muito simples, a quantidade de cafeína absorvida não está correlacionada com a percepção que você tem do café, é necessário comparar em igual volume. Por exemplo, podemos ouvir de um expresso que é “forte” como se contivesse muita cafeína em comparação com um café de filtro. Você pode beber muito mais cafeína tomando um café que você considera ter um sabor “mais fraco”.

Para adotar o café em sua vida da melhor maneira possível, encomende agora mesmo uma almofada do café Alfaia, e tenha a certeza de aproveitar o máximo dessa bebida energética, boa para a saúde a incrivelmente saborosa.

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