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Receitas e dicas

Quão saudável é o café realmente?

Rumores sobre os efeitos negativos do café continuam até hoje. Mas o que é realmente verdade sobre essas afirmações? O café é saudável ou faz mal para o corpo? Nesta página, abordaremos alguns desses pontos.

O café desidrata o corpo?

A suposição de que o café remove água do corpo não é correta. De acordo com a OMS, esta opinião é baseada em dados mal interpretados de estudos anteriores. “O consumo regular e uniforme de café influencia o equilíbrio hídrico apenas por meio da quantidade de água fornecida com o café.”

É verdade que a cafeína tem um efeito diurético de curto prazo, mas os bebedores regulares de café o corpo se acostuma rapidamente com a ingestão de cafeína. Portanto, o café pode ser adicionado com segurança ao equilíbrio de fluidos. O café é uma das bebidas não alcoólicas mais populares em todo o mundo. No Brasil, cada pessoa bebe em média três xícaras de café por dia.

Cafeína: amiga ou inimiga?

A cafeína é um alcalóide do grupo xanthia e leva entre 30 a 45 minutos para entrar na corrente sanguínea. A meia-vida da cafeína no corpo varia de pessoa para pessoa e depende da idade, do peso corporal, da saúde individual e da composição genética da pessoa. Em média, a meia-vida é de cerca de 4 horas. Em mulheres grávidas, por outro lado, a degradação da cafeína diminui drasticamente e leva quase 20 horas.

Em pequenas doses, a cafeína tem um efeito estimulante no sistema cardiovascular, aumenta o desempenho físico e aumenta a capacidade do cérebro de se concentrar e armazenar.

A cafeína também o acorda e ilumina seu humor, e é por isso que uma xícara de cafeína pela manhã é a maneira ideal de começar o dia para muitas pessoas. Por causa de seu efeito, a cafeína também é um ingrediente de muitos medicamentos usados ​​para ajudar na insuficiência cardíaca, neuralgia, dor, enxaqueca, asma e alergias.

A cafeína não provoca uma pressão arterial permanentemente elevada (hipertensão), o que prejudica o sistema cardiovascular. Qualquer pessoa que sofra de pressão alta deve consumir café com moderação, assim como qualquer outro alimento ou bebida.

O que influencia o conteúdo de cafeína?

O conteúdo de cafeína no café depende muito do processo de torra e do próprio grão de café. O Robusto contém três vezes mais cafeína do que o Arábica . O Robusto contém até 4,5% de cafeína, enquanto o Arábica atinge no máximo 1,7%. Outro aspecto que não deixa claro o quanto de café faz bem para o corpo se deve ao teor de cafeína, que é significativamente maior no café de filtro do que no expresso.

Além disso, o teor de cafeína depende do grão assado. Por exemplo, um expresso de um fabricante pode conter apenas aproximadamente 50 mg de cafeína e de outro fornecedor pode conter 300 mg.

Outra diferença está nos métodos de preparo do café, que não afetam apenas o sabor. O café filtrado não aumenta o nível de colesterol porque os ingredientes cafestol e kahweol, que podem levar a um aumento do colesterol LDL “ruim”, ficam presos no filtro de papel. Portanto, você pode ver que a coisa toda não pode ser generalizada.

Café é realmente bom para sua saúde!

Como regra geral, quatro xícaras de café por dia não são um problema e até têm um efeito positivo na saúde e na concentração. Ao comprar café, no entanto, deve-se atentar para a qualidade dos grãos e tomá- los com cuidado. Claro, se o café é saudável também depende da quantidade que é consumida todos os dias.

Como em tudo: com moderação. Mesmo que o café não seja um ladrão de líquidos, como muitas vezes se supõe, não se deve começar a beber café em vez de água – o café ainda não funciona como um supressor da sede. Além disso, uma dose muito alta de cafeína pode levar à deficiência de potássio e causar problemas musculares, fadiga e dores de cabeça.

Você pode perder peso com café?

Nas conversas, você ouve repetidamente que o café é o segredo na luta contra as calorias indesejadas. O que há de errado com esse boato?

Benefícios: O café estimula o seu metabolismo

Por causa dos efeitos estimulantes da cafeína no metabolismo e no sistema nervoso central, o café é sempre lembrado por quem faz dieta. Como o café faz com que o corpo produza mais calor e, portanto, use mais energia, você queima mais gordura. É por isso que uma xícara de café ou expresso também é popular após uma refeição. Acreditando nos efeitos milagrosos da cafeína, muitas pessoas até usam comprimidos de cafeína como suplemento dietético para se aproximarem de seu objetivo alimentar.

Nossa conclusão: O café não prejudica seus planos de dieta, mas também não é a fórmula mágica com a qual você deve confiar sozinho.

Contras: Efeitos colaterais e efeitos de curto prazo

No entanto, os nutricionistas desaconselham o uso de tais suplementos dietéticos como uma arma para perder peso. Os possíveis efeitos colaterais, como suor excessivo ou pressão alta, parecem muito arriscados.

Todas essas abordagens devem ser de curto prazo para ter um efeito duradouro. Nosso corpo se acostuma com o consumo de cafeína e se adapta a ele, o que significa que o efeito desejado passa rapidamente novamente.

O processo de perder peso é muito complexo para ser reduzido a um único alimento. A perda de peso inclui um estilo de vida equilibrado com uma dieta saudável e exercícios suficientes.

Café a prova de balas: manteiga + café = bomba energética?

Já ouviu falar do café à prova de balas de quem segue a dieta Paleo? Essa é a mistura de manteiga e café. O que parece desagradável no início, encontra vários seguidores em todo o mundo que juram pela carga energia. Acima de tudo, o efeito saciante do café à prova de balas deve ser suficiente como um substituto para as refeições e levar a uma grande perda de peso. Mas também aqui o efeito é altamente controverso.

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